Auto-Retrato

O que é um auto-retrato?

Auto-retrato é um retrato em que o artista mostra o seu aspecto físico e psicológico, representando o que captou da expressão mais profunda de si próprio. O retratista revela os seus traços de criador através da forma como usa as cores e a tinta, como desenha as suas formas e como lhes atribui volumes e textura. Também devemos ter em conta que os auto-retratos podem ser apresentados em diferentes suportes e técnica (fotografia, escultura, etc).

 Podemos também dizer que um auto-retrato é o reflexo do artista, pois este representa-se da maneira como se vê. Isto significa que o auto-retrato nem sempre revela a imagem real da pessoa. Alem disso, muitos artistas temem a análise retrospectiva e desta forma, podem esconder alguns traços físicos e psicológicos.

História do auto-retrato:

O Homem sempre teve a preocupação de registar a sua passagem pela vida, mas foi a partir do Renascimento italiano que o ser humano passou a ser o grande centro das inquietações da vida e do imaginário dos artistas. Neste período o retrato e o auto-retrato transformaram-se num dos géneros mais conhecidos da pintura. O retrato era usado principalmente para representar pessoas nobres e burguesas.

O auto-retrato tornou-se tão popular que é difícil encontrar um artista do século XX que não tenha elaborado o seu auto-retrato.

Curiosidades: Rembrant, um pintor holandês fez quase uma centena de auto-retratos, neste caso devido à grande quantidade de auto-retratos produzidos, podemos ver o processo de envelhecimento do pintor em várias fases da sua vida.

Exemplos de auto retratos:

 

Auto-retrado de Frida Kahlo, 1940

Auto-Retrato de Rembrandt, 1627

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Auto-Retrato. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s