Animações

Animações 2D e 3D

O que é uma animação?

A palavra animação aplica-se ao método no qual cada fotograma de um filme é criado individualmente. Uma animação pode ser criada de diversas formas, como já irei referir posteriormente.

Quando os fotogramas são dispostos  em sequencia, e a sequencia resultante é visualizada a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, cria-se uma ilusão de movimento contínuo.

Desta forma, a criação de uma animação é um trabalho bastante árduo, porém com a evolução da animação digital este processo passou a ser mais rápido.

Em alguns estúdios de animação é usado a animação limitada, um processo no qual os personagens não são desenhados inteiramente, mas sim em partes, sobrepondo as partes de forma a transmitir continuidade do desenho. Este processo é usado de maneira a poupar tempo e aumentar a produção dos estúdios.

História

A historia dos filmes de animação começam com os primeiros momentos do cinema mudo, porém as imagens animadas começam antes com a invenção de diversos brinquedos ópticos, como por exemplo o: Fenaquistiscópio, inventado em 1832.

O primeiro desenho animado foi criado pelo frânces Émile Reynaud, que criou o praxinoscópio, um sistema de animação de 12 imagens por segundo e com um máximo de 600 imagens.

O primeiro desenho animado num projetor de filmes foi Fantasmagorie criado pelo francês Émile Reynaud, apresentado ao público em 1908.

O primeiro desenho animado com som foi Steamboat Willie, no qual entrava o famoso personagem da Disney, Mickey Mouse.

O primeiro desenho animado transmitido pela televisão foi o famoso Gato Felix, em 1930.

O primeiro desenho animado colorido foi Flowers and Trees da Walt Disney com a colaboração da Technicolor, a impresa que criou um sistema para usar cores em filmes.

Animação na Web

Com o surgimento da World Wide Web, surgiram também animações para a mesma. O formato GIF (Graphics Interchange Format) é um ficheiro que permite a visualização de animações num Web Browser e foi um dos formatos mais usados. Mais tarde apareceram outros formatos, tais como o Flash.

Algumas técnicas de animação:

  • Animação Tradicional
  • Animação Digital
  • Animação analógica por computador (Scanimate): foi inventado em 1968 e a técnica consistia em desenhar letras e logótipos numa folha transparente, colocar na máquina scanimate que “digitalizava” e o operador podia editar cores e acrescentar efeitos. Por fim as animações eram gravadas em rolos de 8mm.
  • Animação Stop-Motion : é uma técnica que recorre a uma máquina de filmar ou fotográfica ou a um computador. Usam-se modelos reais feitos com massa de modelar ou plasticina. Porém nas grandes produções são usados materiais mais resistentes e os bonecos possuem mecanismos de articulações complexos.
  • Animação limitada
  • Rotoscopia é uma técnica usada na animação onde se recorre a uma filmagem de um modelo vivo e usa-se cada frame para desenhar o movimento que se quer animar.

Scanimate:

Animação Stop-Motion:

Rotoscopia:

Animação Digital: Animação 2D e 3D

A animação digital, como o próprio nome o diz, é a criação animações em computador.  Animação digital é uma vertente da computação gráfica e da animação.

A história da animação digital está ligada à história da computação gráfica. Desde a criação dos primeiros dispositivos que descobriram potencialidade para a criação de ilusão de movimento.

A animação é criada por imagens sucessivas apresentadas a grande velocidade, criando a ilusão de movimento.

Animações 2D

As animações 2D utilizam gráficos bitmap 2D ou  gráficos vectoriais 2D.

A criação de gráficos 2D, são gerados a partir de modelos bidimensionais e por meio de técnicas específicas. Os programas de edição/criação deste tipo de animação possuem versões computadorizadas de várias técnicas de animação tradicional.

Os gráficos 2D surgiram na década de 1950.





Animações 3D

A computação gráfica 3D são gráficos que usam uma representação tridimensional de dados geométricos (geralmente cartesiano).

Apesar das diferenças,  a computação gráfica 3D possui muitos dos mesmo algoritmos da computação 2D.

Em softwares de computação gráfica, a distinção entre 2D e 3D é por vezes confusa pois em aplicações 2D é possível usar técnicas 3D para obter diferentes efeitos, tais como a iluminação; e em gráficos 3D é possível usar técnicas de renderização 3D.

O que é rendarização?

Rendarização é um procedimento pelo qual obtém-se o resultado final de um processamento digital. Geralmentee este processo aplica-se a programas de modelagem 2D e 3D, tais como: 3Ds Max, Maya, Cinema 4D, Blender, Adobe Photoshop, Corel PhotoPaint, etc..)

O processo de tratamento de imagens consome muitos recursos dos processadores e pode tornar-se pesado.

O termo “renderizar”, quando é usado em computação gráfica, designa converter uma série de símbolos gráficos num arquivo visual.

Para rendarizar uma cena é preciso, entre outras coisas, escolher um tipo de textura para os objectos, cor, transparência, definir os pontos de iluminação e um ponto de vista sob qual os objectos serão visualizados.


Animação 2D x Animação 3D

A diferença é uma ter 2 dimensões e a outra 3 dimensões. Sendo uma animação 3D percebemos melhor a ideia de profundidade e perspectiva, tornando a animação com um aspecto muito real.

3 respostas a Animações

  1. Sara Rodrigues diz:

    Excelente sistematização de informação! 🙂
    Gostava de lhe sugerir um novo trabalho, com animaçãode desenhos infantis, a que talvez ache piada… Aqui fica:

    …se quiser saber mais sobre o trabalho: http://www.mulheravestruz.pt/
    Obrigada! 🙂

    • anasoares1 diz:

      Olá Sara! obrigada pelo comentário, é bom saber que apesar deste blog ter sido criado à cerca de três anos para uma disciplina do meu 12º ano, ainda hoje é útil e visitado por diversas pessoas.
      E muito obrigada por partilhares o video e o site da compositora 😉 Gostei bastante da musica e da animação, está muito bem executada e adoro o grafismo dos desenhos. Demonstram uma grande imaginação!

  2. erickson diz:

    muito bom…estou começando a aprender… existem muitos softwares hoje capazes de reproduzirem o que antes ficava só no papel…
    eu uso tvpaint, k-scketch. e pencil2d

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s